segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Projeto - A POESIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE


PROJETO – A POESIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE

Os saberes são adquiridos nos bancos escolares, universitários, etc... Mas a sabedoria inclui essas fontes e mais do que elas, a autodidaxia, a própria experiência pessoal.
Simplesmente vivendo, sentindo, absorvendo intensamente cada momento, cada realidade, cada etapa do caminho que se faz dentro da construção da história de vida individual ou coletiva.
Sentir, buscar e absorver é tentativo de busca de respostas para questões interiores e para as inquietações incontidas referentes à cultura, onde estou inserida.
           
Quem sou?
Um projeto engavetado...
Até onde sou real?
Mentiras são verdades.
Verdades são mentiras...
A criança chora, quer a mãe.
O jovem grita, quer vida.
Calo-me.
Enigma...

Baseado no que disse Jesus Cristo: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. JO 8,32.
Parando, refletindo e pesquisando a minha árvore genealógica posso chegar à minha Identidade.
A que povo eu pertenço?
Qual o sangue corre em minhas veias?
Como brasileira posso pertencer a vários povos.
Independente da cor da minha pele, qual a raça predominante?
Indígena, Africana, Européia ou outra?
O que sei dos meus ancestrais?
O que sei da cultura, da história de meus ancestrais?
Depois de consultar a minha ancestralidade percebi que sou 90% ÁFRICA.
Passei a interessar-me mais pela minha história Afro-brasileira.
O descobrimento, o contato, o conhecimento são salutares e trazem respostas para meus “quens, quês e porquês”.
Esses “quens, quês e porquês” permitem-me fazer a releitura e a reescrita da poesia na construção da minha identidade.
Poesia que nasceu do silêncio existente em mim e da hipocrisia da sociedade onde desenvolvi minha existência.
Que acompanhou o despertar e o desenvolver de uma consciência critica, rebelde, insatisfeita, capaz de detectar as sutis inverdades que povoaram e povoam meu mundo.
Poesia que louva a grandiosidade, a garra, a energia, a beleza de pertencer a um povo, uma etnia, uma raça de tanto valor e dignidade.
Poesia que me permite alçar vôos em busca dos meus lugares e explorar meus potenciais.









DESENVOLVIMENTO DO PROJETO


1º Momento:
Diálogo aberto com os educadores ou agentes multiplicadores.
Ponto de partida: conhecimento do projeto.
Objetivo: provocar, estimular a sensibilidade e a percepção para a seriedade da questão de um modo lúdico, poético e prazeroso.
Fazer fazendo.
Viver vivendo.
Ensinar aprendendo.

2º Momento:
Educador ou agente deverá levar o projeto para a sala de aula ou comunidade.
Trabalhar os poemas sugeridos de acordo com sua didática e criatividade.

3º Momento:
Diálogo aberto com os alunos (ou comunidade), poetisa e educadores ou agentes.
Momento de interação e avaliação.

4º Momento:
Celebração
Sugestão: Sarau poético com apresentação dos poemas sugeridos em declamações, teatros, jogral, RAP, etc.
Poemas sugeridos:

 ● Grande Águia
● O Caminho
● A história que o Brasil não contou
● Abram as portas
● Paralelos
FESTA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NA ESCOLA VOVÓ MARIQUITA VESPASIANO

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